23/03/2023

AGER solicita medidas urgentes à Corsan para acabar com falta de água nos bairros

Reunião foi realizada com o superintendente regional da CORSAN, Aldomir Antonio Santi; diretor de operações, Milton Inácio Cordeiro; e, o gestor da Unidade, Ivo Sobis. Ação envolve força-tarefa, poços, redes, adutoras e novos reservatórios

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) solicita medidas URGENTES para acabar com a falta de água em diversos bairros do município. A reunião foi realizada, na manhã desta quinta-feira (23), com a direção da CORSAN, estavam presentes o diretor de Operações, Milton Cordeiro, superintendente regional, Aldomir Antonio Santi, gestor da Unidade, Ivo Sobis, e diretor presidente da AGER, Valdir Farina, diretor administrativo e financeiro, Edgar Radeski, agente fiscal, Marcos Mroczkoski, e o secretário de Gestão e Governança de Erechim, Edgar Marmentini.

Força-tarefa

Na ocasião, o diretor de Operações, Milton Cordeiro, disse que, primeiramente, a empresa vai fazer uma força-tarefa, com uma equipe maior, para atender a demanda de consertos e, também, ligações novas de água.

Poços, redes, adutoras e novos reservatórios

“A AGER tem nos notificado há dias e já estamos cotando valores para a perfuração de alguns poços artesianos, principalmente, nos bairros mais altos, onde tem apresentado constantes problemas no abastecimento. Será investido na ampliação e substituição da rede de distribuição com adutoras de diâmetro maior do que existe atualmente, além de construirmos novos reservatórios, mas isso exigirá mais tempo para a execução”, disse.

Rompimento da tubulação

Com relação ao grande número de rompimento da tubulação, o diretor de Operações, Milton Cordeiro, disse que uma equipe técnica fará avaliação geral, a partir da semana que vem, para diagnosticar a pressão da rede. “Nas fiscalizações da AGER foi constatado que, em alguns pontos da cidade, a pressão está acima do normal, o que contribui para o rompimento da rede”, comenta.

Reunião Porto Alegre

Para acelerar as ações e resolver os problemas apresentados, o diretor da Corsan concordou em fazer uma reunião, em Porto Alegre, na semana que vem, dentro de uma agenda positiva com a AGER, CORSAN e a administração municipal de Erechim, para melhorar e qualificar o atendimento.

Questionado sobre o futuro da CORSAN pelos diretores da AGER, Milton Cordeiro respondeu que a AEGEA vai assumir a concessão e já está conversando sobre a transição. “A AEGEA irá contratar uma empresa com 200 técnicos para fazer estudos e diagnosticar todos os problemas de abastecimento no Estado, inclusive Erechim”, disse.