NOTÍCIAS

27/04/2020

Água: Economizar para não racionar

A falta de chuvas que castiga a agricultura no Estado, tem provocado diversos prejuízos para os agricultores, como coloca os municípios em alerta com relação aos níveis das barragens que vem reduzindo dia após dia.

Em Erechim a situação não é diferente e tem sido monitorada pela AGER Erechim que alerta semanalmente a população para que faça a sua parte evitando desta maneira um possível racionamento. Na data de hoje 27/04/2020 o nível da barragem da CORSAN se encontra a 2,18 metros abaixo do vertedouro, realidade que deve ter a colaboração de todos para economizar e evitar uma situação mais radical.

Para que cada cidadão seja um participante atuante, é necessário seguir várias medidas que somadas, façam a diferença:

Feche a torneira enquanto ensaboa as mãos,

Para escovar os dentes, use um copo,

Reduza o tempo de banho,

Varra a calçada, evite lavá-la,

Repare as torneiras com vazamentos,

Para lavar frutas e verduras, não precisa usar litros de água corrente, limpe-as em uma bacia com um pouquinho de bicarbonato de sódio e uma outra parte para enxaguar,

Use a máquina de lavar roupa e louça apenas quando tiver carga suficiente para completá-las,

Se não tiver máquina de lavar louça, use uma bacia para lavar pratos e utensílios e outra para enxaguar. Use pouco sabão e do biodegradável,

Se você tiver um jardim, regue as plantas no início da manhã ou à noite,

Lavar o carro em um lava-jato é melhor do que lavar em casa,

Reutilize água,

Recolha a água da chuva para regar as plantas na parte da manhã,

Reaproveite a água do cozimento de alimentos,

Converse com seus filhos e, juntos, elaborem uma lista com itens que podem servir de metas, como reduzir o tempo do banho em cinco minutos por pessoa, varrer a calçada em vez de lavar, coletar a água que cai do chuveiro enquanto a temperatura está sendo regulada e outras ações que resultem em economia.

 

Voltar