09/01/2023

Momento já é preocupante, não desperdice água, afirma AGER

Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim informa que volume do reservatório da Corsan está diminuindo, dia após dia, mesmo com a transposição do rio Cravo ligada 24 horas por dia

A Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER) informa que o reservatório da barragem da Corsan está reduzindo, dia após dia, o volume de água, mesmo com a transposição do rio Cravo funcionando 24 horas por dia, e está quase 60 centímetros abaixo do vertedouro. A situação já é crítica e a agência pede à população para que não desperdice água, economize o que puder para que não haja racionamento no futuro.

O diretor administrativo-financeiro da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Municipais de Erechim (AGER), Edgar Radeski, afirma que o município já vive um princípio de estiagem e a situação já é crítica com reflexos no reservatório da barragem da Corsan, que está quase 60 centímetros abaixo do vertedouro.

“Isso tudo se deve ao elevado consumo de água da população, os dias de calor, desperdício de água e as perdas na distribuição que chegam a 42% da água potável transportada até as residências. É importante que a população saiba, o reservatório da barragem está diminuindo muito rapidamente, mesmo com a transposição do rio Cravo funcionando 24 horas por dia, que tem volume de água superior aos rios Ligeirinho, Leãozinho e Campo, que abastecem a barragem da Corsan. É preciso muita atenção e não desperdiçar água de jeito nenhum”, observa.

Segundo o diretor, toda esta situação se complica porque, há anos, a Corsan não faz investimentos na estrutura de abastecimento de Erechim. “Além disso, há outros problemas, a Corsan em Erechim tem somente 11 funcionários para fazer a manutenção e atender todo o município, e falta de segurança das máquinas que fazem a transposição do rio Cravo, o local está abandonado”, ressalta o diretor